Feras adoráveis Leopardos


Calcula-se que a população de leopardos-de-java não supere  250 exemplares em todo o mundo. Felizmente, uma série de câmeras instaladas em Java, na Indonésia, registrou imagens desses felinos raros e ameaçados para que o mundo os conheça antes que seja tarde demais.
Os leopardos-de-java vivem exclusivamente na ilha homônima da Indonésia. Segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza, a espécie é altamente ameaçada, não só pela drástica diminuição de sua população, mas também pelo desaparecimento de seu habitat.

Peet van Schalkwyk/Creative Commons
Para preservar a espécie, cientistas estudam os exemplares remanescentes que vivem em parques nacionais indonésios. Nas últimas semanas, o pesquisador Age Kridalaksana, do Centro Internacional de Pesquisas Florestais, conseguiu filmar um grupo de leopardos enquanto passeavam e brincavam em uma floresta.
Um dos vídeos mostra um leopardo se espojando no chão da floresta. A pelagem normal da espécie pode ter as típicas pintas pretas ou ser totalmente negra, com manchas escuras.
Age instalou 30 câmeras em diferentes pontos da ilha, e, depois de um mês, conseguiu filmar três membros de uma das espécies mais exóticas do planeta.
O fato de três exemplares de uma espécie como o leopardo, que costuma ocupar um território individual de vários quilômetros, terem sido encontrados em um mesmo local chamou a atenção do pesquisador: “Supomos que as condições do ecossistema não estejam equilibradas”, explica Kridalaksana
Phalinn/Creative Commons
Os leopardos dessas regiões caçam cervos, macacos, javalis e outras presas menores, e podem até se aproximar de povoados e atacar cães e outros animais domésticos para se alimentar. Apesar de ocupar seu habitat natural, a espécie figura na lista de espécies criticamente ameaçadas, já que o avanço da agricultura reduz seus territórios e favorece a caça de animais selvagens.
As populações locais consideram esses felinos uma ameaça à sua segurança e vivem em conflito com o leopardo. Além disso, no século passado, Java perdeu mais de 90% de sua vegetação e se tornou um dos arquipélagos mais densamente povoados do mundo. As florestas só estão conservadas nas regiões montanhosas

Marie Hale/Creative Commons
A decadência ambiental da ilha é inegável, mas Java ainda possui uma das florestas tropicais com maior biodiversidade no planeta. Além de leopardos, ela abriga rinocerontes, tigres, e outros mamíferos ameaçados. De forma descontrolada, as populações humanas avançam cada vez mais sobre as florestas e confinam as espécies a espaços menores, colocando em risco sua sobrevivência a longo prazo.
Duas das medidas de contenção adotadas nos últimos anos consistem em reforçar as leis anticaça e ampliar o território dos parques naturais para favorecer a recuperação das espécies típicas da ilha.

O QUE VOCÊ ACHOU DESTA POSTAGEM....

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentario