O Brasil, junto com a Austrália, é o país onde se encontra mais tipos de aranhas venenosas, sendo que a mais venenosa do mundo é uma espécie brasileira. Confira quais são as 5 aranhas mais venenosas do Brasil!
5. Aranha-reclusa-chilena (Loxosceles laeta)
Esse tipo de aranha-marrom, apesar de ter o nome de "chilena", pode ser encontrado em toda a América, inclusive no Brasil. Trata-se de uma aranha super perigosa, cujo veneno pode provocar grandes danos na pessoa picada. O chamado loxoscelismo, que é o nome do envenamento por picada da aranha-reclusa, inclui a necrose da região picada. Se não houver tratamento, a pessoa picada por uma aranha-reclusa pode morrer.
Essa espécie de aranha-marrom é adaptável a áreas urbanas, podendo ser encontrada em residências, atrás de móveis, em meio a roupas, dentro de sapatos etc. As aranhas do gênero Loxosceles (contando a laeta, a gaucho e a intermedia) são responsáveis por metade dos acidentes com aranhas no Brasil. Assim, além de venenosa, a aranha-reclusa é super perigosa.
4. Aranha-marrom (Loxosceles gaucho e intermedia)
A aranha-marrom é famosa no Brasil, e pode ser encontrada em regiões de clima quente em todo o mundo.
Sua picada é extremamente dolorosa e necrosante, e se não for tratada rapidamente pode trazer problemas irreversíveis.
Elas possuem cerca de 4 a 6 centímetros e não costumam atacar caso não sejam incomodadas. Apesar disso, ela é a maior causadora de acidentes com aranhas no Brasil.
O veneno desta aranha é, sim, tóxico para os seres humanos, mas bem menos potente do que o veneno de sua prima viúva-negra. Essa espécie pode ser encontrada em boa parte do mundo, distribuindo-se por regiões tropicais, da Austrália ao Brasil.
Tal como suas primas, essas aranhas são bem pequenas. As fêmeas, que são maiores, podem chegar a 10 mm (estamos falando do comprimento do corpo). É preciso ficar atento com essas pequeninas, já que elas costumam armar suas teias em espaços domésticos, como cercas de madeira, cantos de janelas, portas e mesas.
Tal como a viúva-negra, essa espécie não é agressiva, e picadas em humanos são bem raras. Acidentes geralmente acontecem por mera distração, quando por exemplo algum desavisado encosta ou se espreme sem querer o bichinho que está lá quieto no seu canto.
2. Viúva-negra (Latrodectus mactans)
A viúva negra é uma das aranhas mais conhecidas do planeta, e uma das quais você não deveria nunca chegar perto!
Essa espécie vive no Brasil e em outros países na América, principalmente na parte costeira dos continentes.
Sua cor negra brilhante e a marcante mancha vermelha em seu abdômen tornam essa aranha fácil de se reconhecer. As fêmeas dessa espécie costumam ser 3 a 4 vezes maiores que os machos.
1. Armadeira (Phoneutria nigriventer)
Seu nome já diz tudo: Phoneutria vem de uma palavra grega que significa "assassina". Essa espécie é comum em todo o território brasileiro.
O seu veneno pode agir mais rápido do que o de algumas cobras venenosas, e os efeitos das picadas também podem ser parecidos, porém em menor escala.
Os sintomas do envenenamento incluem a perda de controle muscular, levando a problemas respiratórios, e que podem resultar em paralisia respiratória completa e asfixia.
Além disso, existem dois outros efeitos secundários importantes na mordida da aranha armadeira. Em primeiro lugar, há uma dor intensa e, em segundo lugar, se você for homem, a picada dessa aranha pode causar uma ereção de até 4 horas, que infelizmente também é extremamente dolorosa.
O comportamento desta espécie é particularmente perigoso para os seres humanos, pois elas gostam de lugares escuros, procurando se esconder dentro de botas, pilhas de roupas e dentro de carros.
Isso faz com que essa aranha seja a segunda maior causadora de acidentes no Brasil, com mais de 7 mil casos já registrados no país. E ao contrário da aranha-marrom, as armadeiras são agressivas, atacando mesmo sem serem incomodadas.
Felizmente, o número de mortes não é muito alto, devido ao antídoto que é bastante eficiente e facilmente encontrado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo comentario