O nome da técnica é “fistulação” que consiste de um procedimento cirúrgico em que uma porção do trato digestório do animal é exteriorizado com aberturas feitas desde a pele até a região do órgão. Depois da abertura e perfeita cicatrização do local, é implantado um tubo de silicone, com o objetivo de manter o orifício vedado e permitir acesso ao interior do órgão. O procedimento não é nenhuma novidade, sendo um procedimento comum desde o século passado e pode ser feito em cabras, ovelhas e outros.
As vacas que passam por este processo são chamadas vacas fistuladas ou vacas com janelas. Elas apresentam o comportamento fisiológico normal, sem incômodo ou dor, não havendo prejuízo no consumo e digestibilidade do alimento, produção de leite, reprodução e longevidade do animal, entre outros aspectos. As vacas fistuladas são ainda doadoras do líquido ruminal, ou seja, ela pode doar o líquido rico em microorganismos essenciais para a digestão para outras vacas doentes.
A técnica de fistulação de animais é imprescindível nos estudos de fisiologia e metabolismo principalmente nos ruminantes.
Fonte: Diário de Biologia
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo comentario