Gorilas africanos perderam 59% do seu habitat em 15 anos diz estudo !

Os habitats de oito espécies de primatas da África foram severamente reduzidos nos últimos 15 anos, sendo os gorilas o grupo mais afetado, segundo um estudo publicado no periódico "Diversity and Distributions" na última semana. Os cientistas pesquisaram as áreas onde os animais eram encontrados entre 1995 e 2010, em 22 países africanos, como Nigéria, Camarões e Gabão.

O resultado é que houve redução de 11% a 59% nos habitats identificados dos macacos. Gorilas de diferentes espécies perderam de 31% a 59% do espaço em que viviam. Já os bonobos enfrentam um recuo de 29% em seu habitat natural.


Os chimpanzés são encontrados em um espaço de 11% a 17% menor do que costumavam ser vistos nos últimos 15 anos, aponta o estudo. Em geral, a retração na presença de primatas foi maior nas florestas da Libéria e nas regiões central e leste da República Democrática do Congo
A perda dos habitats naturais deve-se principalmente a mudanças socioeconômicas na África, segundo o estudo. Os locais onde os primatas são endêmicos ficam, na maioria, em florestas que passaram a sofrer exploração madeireira e são agora cortadas por rotas de caminhões, ainda de acordo com a pesquisa.

Para realizar o levantamento, 47 cientistas de 31 instituições de pesquisa analisaram um "censo" dos primatas mantido desde 2007 pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês). Eles isolaram 15 mil pontos no continente africano onde os macacos haviam sido detectados.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentario