Beijar um cágado pode não ser uma boa ideia!




Beijar um cágado pode não ser uma boa ideia. Um chinês, da província de Fujian, resolveu fazer um carinho ousado em um cágado da espécie Macrochelys temminckii, (família Chelydridae), conhecido popularmente como “tartaruga-aligator” ou “tartaruga-crocodilo”. Ao tentar beijar o animal ele teve o lábio superior abocanhado e passou o maior sufoco para conseguir se soltar. O rapaz foi levado ao hospital para suturar a boca e ele na verdade teve muita sorte!

Este ato não foi nada inteligente, pois a tartaruga-crocodilo recebeu este nome pelo seu tamanho e também pela sua poderosa mordida que segundo especialistas pode destruir um cabo de vassoura. Este animal é onívoro, se alimentando basicamente de peixes, mas incluindo praticamente tudo que elas conseguirem pegar e engolir, tal como carcaças de animais mortos, invertebrados aquáticos, anfíbios, pequenos répteis e tartarugas menores.

A tartaruga-crocodilo possui uma estrutura vermiforme na ponta da língua que serve para atrair peixes, uma forma de mimetismo Peckhamiano, que acontece quando a espécie mimética é o predador, que engana sua presa para se aproximar o suficiente a ponto de capturá-la. A língua vermiforme imita os movimento de um verme atraindo a presa para sua boca. A boca é fechada com enorme velocidade e força, completando a emboscada.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentario