A barata albina é um inseto incrível


As baratas, assim como todos os insetos “trocam de pele” quando precisam crescer. Elas soltam a camada mais externa da pele (o exoesqueleto) para aumentar o tamanho do seu corpo, é como se ela trocasse de roupa.

Quando esse processo, que chamamos de ecdise acontece, o inseto fica com o corpo frágil com a cor bem clara, quase branca, pois uma nova pele ainda está se formando e precisa de um tempo para endurecer e escurecer, pois a quitina presente na pele dos insetos somente se enrijece quando entra em contato com o oxigênio do ar. Você pode ter visto uma barata nessa fase. Quando estão sofrendo ecdise, o inseto se mantém escondido, esperando a nova pele se tornar rígida para seguir a vida, por isso, não é muito comum vermos baratas brancas por aí. Nessa fase elas procuram o local mais seguro para se esconderem.


As baratas brancas, chamadas de noivas ou albinas, geralmente, nada mais é do que uma barata que acabou de trocar de pele.

Nesta imagem podemos ver o momento em que a barata perde sua pele velha e faz a troca. Quando ela sai de dentro da pele antiga o corpo é todo branco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentario