As duas maiores flores do mundo




Existem algumas espécies de flores que chamam a atenção não pela beleza ou pelo perfume, mas pelo tamanho. Esse é o caso da Rafflesia arnoldii, conhecida como flor-monstro.

Essa flor é considerada uma das maiores do mundo e é encontrada nas florestas da ilha de Sumatra, na Indonésia. Alguns exemplares da Rafflesia arnoldii chegam a 1 metro de diâmetro e pesam mais de 11 quilos.

A flor é, na verdade, um parasita que retira nutrientes das raízes da árvore Tetrastigma. A flor-monstro não faz fotossíntese, não tem folhas, nem caule ou raiz.



Essa flor enorme pode demorar até um ano para desabrochar. Além do tamanho, essa flor chama a atenção por causa de seu odor. Ela cheira à carniça e é chamada de lírio-podre.

Uma segunda flor gigante similiar, encontrada na Alemanha, atingiu o tamanho de 2,74 metros. A espécie, da família das aráceas, é chamada de Amorphophallus titanum e floresceu no Jardim Botânico da Universidade de Bonn.

A jarro-titã é a planta com a maior inflorescência não ramificada do planeta. Nativa da Sumatra, a segunda maior flor do mundo pode chegar a até seis metros de altura e atinge quase um metro de diâmetro. Muito procurada por jardins públicos e colecionadores em geral, ela é conhecida como a Planta Cadáver, graças ao seu cheiro fortíssimo de carne em decomposição, que a planta emite para atrair agentes polinizadores. Descoberta pelo botânico italiano Odoardo Beccari, em 1878, ela floresce apenas duas ou três vezes em seus 40 anos de vida, o que torna uma visão desse florescimento uma cena raríssima.

Nesta semana, a jarro-titã do Jardim Botânico da Universidade de Bonn, na Alemanha, floresceu. E a equipe de pesquisa da faculdade alemã registrou em time-lapse esse momento quase mágico da vida da Amorphophallus titanum, seu nome científico.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentario