Pyrophorus noctilucus, o inseto mais brilhante do mundo

Não é um vaga-lume e não pisca como eles, trata-se do Pyrophorus noctilucus, conhecido popularmente como Besouro de Fogo ou Cucujo. É o inseto com maior bioluminescência exibindo até 45 millilamberts.



Ele é uma espécie de besouro click, pois é capaz de fazer fortes estalos dobrando os segmentos do seu corpo, o que o atira a distâncias significativas como outros membros da família Elateridae.


Ele parece exibir luz contínua e brilha muito mais forte quando está estressado; sempre que o tocamos, ou quando cai de alguma altura. O animal também possui uma pequena área brilhante no abdômen. Parece ser um eficaz comportamento de defesa que pode confundir seus predadores (incluindo crianças humanas). Outro comportamento é o torpor que você o vê exibindo nestas imagens. Ele está imóvel e se for espremido levemente entre os dedos dá seus estalos convulsivos, além de brilhar forte. Após poucos minutos ele volta a se movimentar.


Um comentário:

  1. Legal! Eu achava que também era um vagalume ,tem tantos insetos de aparências interessante,espero conhecer outros. Obrigado pelas informações

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentario