A mosca que tem aranhas desenhadas em suas asas

Goniurellia tridens  é uma mosquinha da família Tephritidae, uma das duas famílias de mosca conhecida como “mosca das frutas”. Os tefritídeos possuem normalmente manchas “estreladas” em suas asas que já são bem conhecidas pelos dipterólogos (cientistas que estudam moscas), mas especialmente esta espécie chama muita atenção quando é observada em determinadas posições. As manchas das asas assumem um padrão diferente, elas se parecem com aranhas saltadoras (ou formigas?) e se não for observada com atenção parece que se tratam de três animais (duas aranhas e uma mosca).

Este padrão de manchas nas asas da Goniurellia tridens  tem atraído muita discussão a respeito de sua função e qual animal está representado ali. Primeiro que muitas pessoas acham que as marcas se parecem com formigas e contribuem para a proteção da mosca que afugenta seus inimigos exibindo dois guarda-costas. Quando ameaçada, a mosca abre as asas mostrando as “formigas” andando para trás e para frente. O predador fica confuso e a mosca aproveita para fugir. Outras opiniões garantem que as asas mimetizam aranhas-saltadoras (Salticidae), o que, na minha opinião, faz mais sentido. Acredita-se que o predador natural destas moscas seja justamente a aranha-saltadora. Quando a aranha parte para cima da mosca, fica confuso com as marcas das aranhas da mesma espécie. Esta é “a deixa” para a mosca fugir. Os movimentos das asas imitam inclusive o comportamento das saltadoras. Mas enfim, seja qual for o animal mimetizado nas marcas das asas, é mais um incrível indício de seleção natural.

Ainda existe a dúvida quanto a sua função. Se as manchas também auxiliam na atração do parceiro para a cópula ou se servem somente como mecanismo de defesa. É possível também que as manchas sejam apenas uma ilusão sem aparente função.









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentario