Conheçam o peixe com a cabeça transparente


Esta é uma das espécies de peixe da fauna abissal mais estranhas que se tem notícia. O nome científico é Macropinna microstoma  ou simplesmente olhos-de-barril, um peixe que possui uma rara e transparente cúpula na cabeça, preenchida por um fluído, através do qual se pode enxergar as lentes dos olhos. Na verdade o crânio é transparente e seus olhos estão localizados dentro dele. O bicho é todo esquisito, tais olhos tem forma de barril cobertos por lentes verdes brilhantes que possuem uma incrível mobilidade, podendo ser girados para apontar para frente ou para cima, olhando inclusive através dessa cúpula transparente. A boca é pequena e a maior parte do corpo é coberta com escamas bem grandes que formam uma blindagem.

Seu movimento na água é bem sutil, usando suas barbatanas grandes ele mantém sua estabilidade e praticamente paira quase imóvel na água geralmente com seus olhos estranhos apontados para cima. Os pesquisadores observaram que quando se aproxima uma presa muito menor que ele, seus olhos giram como binóculos apontando para frente, enquanto ele roda o seu corpo de uma posição horizontal para vertical, para se alimentar.

O peixe foi descrito em 1939, mas só foi fotografado vivo em 2004. Até então não se sabia que o M. microstoma apresentava essa cúpula transparente na cabeça, pois quando é trazido para a superfície, esta estrutura perde o líquido e murcha. Podem ser vistos a profundidades entre 600 e 800 metros e com ajuda de um robô submarino pôde ser filmado e fotografado na mar da Califórnia.











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentario