Peixe-gelo acelado o único vertebrado com o sangue transparente




Todos os animais vertebrados com hemoglobina em seu sangue, que em conjunto com os glóbulos vermelhos auxilia no transporta do oxigênio através de seu corpo, cor do sangue é vermelha. Isso parece óbvio até descobrirmos o peixe-gelo ocelado que o sangue clarinho como água.

As profundezas do oceano sempre reservaram uma série de surpresas em formas de vida estranhas nos últimos anos que entraram para os livros de ciência, como as lulas gigantes ou as enormes águas-vivas, mas agora os cientistas dizem que o peixe-gelo ocelado descoberto em 2011 está entre as criaturas mais fascinantes do mundo.
 Este peixe vive unicamente nas águas geladas da Antártida em profundidades de até 1 quilômetro, e os únicos dois espécimes em cativeiro podem ser encontrados no aquário de Tóquio Japão, no Sea Life Park. Para além do fato de que tem sangue transparente e sem escamas, o peixe-gelo ocelado não é muito diferente do que a maioria das espécies de peixes. Mas seus dois traços especiais deixaram os pesquisadores desconcertados.

Uma vez que a hemoglobina é responsável pelo transporte de oxigênio através do corpo dos vertebrados, ainda não está claro como esta espécie consegue sobreviver sem a metaloproteína que se liga com o oxigênio. Várias teorias já foram formuladas sobre o assunto, e alguns cientistas especulam que o coração anormalmente grande do peixe-gelo ocelado pode ajudar a movimentar o oxigênio usando o plasma em vez de hemoglobina. Outros cientistas acreditam que ele pode absorver o oxigênio através de sua pele sem escamas das águas ricas em oxigênio da Antártida. Mas a verdade é que até agora, muito pouco se sabe sobre essa criatura fascinante.

Os cientistas esperam que o par de peixes-gelo ocelados no Tokyo Sea Life Park possa ajudá-los a desvendar o segredo de seu sangue incomum transparente.

- "Felizmente, temos um macho e uma fêmea, e eles procriarão em breve", diz Satoshi Tada, especialista em educação no centro. Mais espécimes permitirão realizar estudos necessários para entender esta característica tão distinta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentario