Cientistas identificam Ornitorrinco extinto a partir de dente fossilizado

Molar foi encontrado na Austrália por pesquisadora.
Animal viveu entre 5 e 15 milhões de anos atrás.



Ilustração divulgada por pesquisadores mostra a espécie extinta 'Obdurodon tharalkooschild'. No canto direito, na parte de cima, estão os dentes descobertos (Foto: Peter Schouten/Rebecca Pian/AFP)

Uma espécie extinta de ornitorrinco gigante, com uma potente dentadura, foi identificada a partir de um dente fossilizado, anunciaram cientistas australianos e americanos no "Journal of Vertebrate Palaeontology".
Com o mesmo bico de pato característico de seus parentes atuais, mas dotado de dentes, com uma pele grossa e patas que lembram as de um castor, este ornitorrinco carnívoro, batizado Obdurodon tharalkooschild, viveu entre 5 e 15 milhões de anos. Os cientistas acreditam que ele media cerca de um metro, ou seja, o dobro do ornitorrinco atual.
Esta nova espécie foi identificada a partir de um único molar descoberto por Rebecca Pian, da Universidade Columbia de Nova York, no sítio de Riversleigh, no estado australiano de Queensland (nordeste).
O Obdurodon tharalkooschild viveu em uma época em que se pensava que os ornitorrincos eram menores e sem dentes explica Michael Archer, da Universidade de Nova Gales del Sul.
"A nova espécie era um animal essencialmente aquático, como seu primo contemporâneo, e habitava nas imediações de pontos de água nas florestas que então cobriam a região", acrescenta Suzanne Hand, também da Universidade de Nova Gales do Sul.
Ele se alimentava provavelmente de crustáceos e de pequenos vertebrados como rãs e tartarugas, cujos fósseis foram achado no mesmo lugar. Os ornitorrincos, que são ovíparos, só são encontrados agora no leste da Austrália.

fonte g1.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentario