Bombardeiro , o único Inseto capaz de produzir uma bomba

Os bombardeiros possuem uma arma bastante diferente. Eles possuem glândulas que armazenam uma mistura química capaz de queimar tanto quanto água fervente. Mas como um inseto que possui sangue frio pode realizar tal façanha?

Esses besourinhos possuem duas glândulas iguais dispostas lado a lado, que abrem na extremidade da cavidade abdominal. Essas glândulas são preenchidas com substancias como o peróxido de hidrogênio e hidroquinona, além de um compartimento externo contendo catalase e peroxidase. As junções destes componentes químicos resultam numa reação química e o besouro produz uma “bomba”.

O vapor resultante desta substância irritante é conhecido como p-benzoquinona, que explode embaixo do abdômen fazendo um barulho tão poderoso que pode ser ouvido pelos humanos. O resultado é uma substancia com uma temperatura tão alta que é capaz de escaldar o possível predador, ou causar queimaduras nos animais maiores, como nós!


Estes besouros são considerados criaturas fascinantes por ser o único animal capaz de misturar elementos químicos e produzir uma bomba!


Esquema mostrando como as estruturas internas do abdome se comportam para formar a “bomba”.







SE VOCÊ ACHOU INTERESSANTE POR FAVOR CURTA A PAGINA 






Ouça musicas romanticas e leia poesias vejaAmor Infinito - Conheça e apaixone-se

Um comentário:

Obrigado pelo comentario