Pesquisa revela que os elefantes entendem gestos de humanos



Os elefantes não precisam de nenhuma instrução para entender o gesto humano de apontar, segundo um novo estudo que demonstra a inteligência desses mamíferos.

Para se ter uma ideia, muitos grandes primatas não conseguem entender os gestos de indicação humanos, apesar da proximidade genética com o homem.

O estudo, publicado na última edição da revista Current Biology , não só demonstra como os elefantes são inteligentes como revela que o gesto de apontar está em seu “vocabulário”.

“Ao mostrar que os elefantes-africanos espontaneamente compreendem os gestos de apontar, sem nenhum treinamento, demonstramos que a capacidade de entender indicações não é exclusividade humana, mas também evoluiu em uma linhagem de animais muito distante da dos primatas”, explica Richard Byrne, da Universidade de St Andrews, que trabalhou no estudo.

Ele observou que os elefantes são parte de uma antiga linhagem de animais africanos, que inclui o hirace, a toupeira-dourada, o aardvark e o peixe-boi.

“Assim como os humanos, os elefantes vivem em uma rede elaborada e complexa, em que a empatia e o apoio mútuos são fundamentais para a sobrevivência. Talvez isso só aconteça em uma sociedade em que a capacidade de seguir indicações tenha valor adaptativo. A sociedade dos elefantes pode ter selecionado a habilidade de entender as próprias tentativas de comunicação, e talvez por isso compreendam o que significa o gesto de apontar”, acrescenta.

Byrne e a co-autora do estudo, Anna Smet, fizeram a descoberta enquanto estudavam elefantes cuja “tarefa diária” é transportar turistas perto das Cataratas Vitória, na África do sul. Os elefantes receberam treinamento para alguns comandos vocais básicos, mas não tiveram nenhuma lição para entender os gestos indicadores.

“É claro que esperávamos que nossos elefantes fossem capazes de aprender os gestos indicadores humanos, ou não teríamos realizado os experimentos “, explica Smet . “O que realmente nos surpreendeu é que eles aparentemente não precisavam aprender nada. Sua compreensão era tão boa nos primeiros testes como nos últimos, e não identificamos nenhum sinal de aprendizado durante o experimento”.

Os pesquisadores já haviam observado os elefantes gesticularem com a tromba, mas nunca se havia atribuído um significado a esses movimentos. Agora já podemos imaginar o que os elefantes devem estar dizer com eles, como “ei, olhe para lá”, “olhe aqui ” e assim por diante, usando um gesto simples, mas tão importante.

Os elefantes não são exatamente animais de estimação, mas as pessoas que interagem regularmente com eles ficam impressionadas por sua inteligência.

“Os elefantes são cognitivamente mais parecidos conosco do que imaginávamos, o que os torna capazes de compreender a nossa forma característica de apontar para os objetos”, acrescenta Byrne . “Isso significa que o gesto de apontar não é uma capacidade exclusivamente humana do sistema de linguagem”.


 fonte animal planet

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentario