Pelo menos 100 elefantes morrem envenenados por cianeto



Caçadores criaram uma maneira sinistra e covarde de matar elefantes-africanos: envenenando-os com cianeto. Pelo menos cem elefantes africanos foram envenenados nos últimos dias, e isso em apenas um ponto do Parque Nacional Hwange, no Zimbábue, a maior reserva de caça do país.

Johnny Rodrigues, presidente da Força-Tarefa de Conservação do Zimbábue, declarou ao Discovery que os caçadores “colocaram sal misturado com cianeto ao redor das poças de água onde os elefantes bebem. Eles comeram o sal e morreram envenados”.

Dos oito caçadores identificados, três foram capturados e condenados até o momento: Robert Maphosa , 42 anos, foi condenado a 15 anos de prisão; Thabani Zondo, 24 anos, e Deanie Tsuma, de 25, foram condenados respectivamente a 15 e 25 anos, e terão que pagar uma multa aos Parques Nacionais até dezembro deste ano.

O cianeto provoca uma morte dolorosa: os elefantes caem no chão e se tornam presa fácil dos caçadores, que removem suas presas valiosas com facilidade. “Outro problema é que outros animais e aves estão se alimentando das carcaças dos elefantes e também morrem envenenados. Centenas de animais estão em perigo. A polícia suspeita de que há mais carcaças que ainda não foram encontradas”, explica Rodrigues. “Acreditamos que o número de mortos continuará subindo”.

A polícia recuperou 17 presas dos elefantes mortos. Elas provavelmente seriam vendidas por milhares de dólares no mercado asiático. Se a caça indiscriminada continuar, calcula-se que esses animais serão extintos em dez anos.

Líderes de seis países africanos – Uganda , Burkina Faso, Gabão, Costa do Marfim e Tanzânia – reuniram-se com representantes dos Estados Unidos essa semana para tentar solucionar o problema. Mas a menos que os parques consigam se adiantar aos caçadores furtivos, a matança de elefantes vai continuar.

Por Jennifer Viegas

fonte animal planet

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentario