Não importando o tamanho mamíferos levam em média 21 segundos para urinar



Ao observar vacas, cachorros, elefantes, cabras e ratos no zoológico de Atlanta, pesquisadores do Instituto de Tecnologia da Geórgia descobriram uma lei universal de urinação entre os mamíferos.

O grupo de pesquisadores, liderado por Patricia Yang, utilizou vídeos em alta velocidade para estudar a interação entre fluidos e animais. Os vídeos mostraram que mamíferos de diferentes tamanhos, machos e fêmeas, apresentavam um mesmo padrão de tempo para esvaziar a bexiga.

Além dos vídeos, os estudos levaram em consideração dados como massa corporal, pressão da bexiga e tamanho da uretra das diferentes espécies, para desenvolver um modelo matemático do sistema urinário que explicasse porque os mamíferos, a despeito dos diferentes volumes de suas bexigas, levam em média 21 segundos para urinar.

De acordo com os estudos, a resposta está no tamanho. O elefante, por exemplo, apesar de ter um volume muito maior de urina, possui também uma uretra longa (cerca de um metro) e larga (com um diâmetro de 10 centímetro). Como a urina leva um certo tempo para ganhar velocidade (devido à ação da gravidade), ao navegar na longa uretra do elefante, o líquido acaba saindo mais rápido. Em animais de pequeno porte, perde-se essa velocidade, que acaba sendo compensada pelo menor volume.

A conclusão é que mamíferos apresentam uma lei universal de urinação: independente do tamanho, um mamífero leva em média 21 segundos para esvaziar a bexiga.

Com informações do New Scientist.

Por Mariana Luz

                                                                   Assista o vídeo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentario