O Javali Africano em detalhes!!!



O Javali Africano é o único suídeo acostumado a pastar na savana africana. Recebeu este nome por causa das protuberâncias salientes no seu rosto. As Fêmeas não têm as "verrugas" tão proeminentes e tem dentes bem menores.
Tamanho
- O Comprimento oscila entre os 90 cm e 1.5 m e a Altura entre 63.5 cm e os 85 cm. O Peso varia entre os 50  e os 150 Kg.
Distribuição
 - África: Central e Sul (Gana, Somália e África do Sul).
 Habitat
 - Savanas: O Javali Africano vive em áreas férteis que contêm uma mistura de terra e grama boa, com muitas raízes comestíveis e bulbos. Eles preferem os espaços totalmente abertos da savana até a linha limítrofe de vegetação. Como precisam de água diariamente, contam com uma fonte confiável. Durante a estação das chuvas, os Javalis Africanos pastam nas gramas altas da savana. Na estação da seca, usam as suas presas e o focinho para escavar bulbos e tubérculos debaixo da terra.


 Alimentação
- São omnívoros: alimentam-se principalmente de ervas, mas também de bolbos, raízes e tubérculos, frutas caídas das árvores e, ocasionalmente, carne putrefacta.
Reprodução
 - Atingem a maturidade sexual aos 18 - 20 meses, mas a maior parte dos machos não acasala antes dos 4 anos. Os machos são geralmente solitários, só se juntando a um grupo na época do acasalamento. Nesse período, os machos travam lutas ritualizadas para terem acesso às fêmeas. A época de reprodução do Javali Africano é coincidente com a estação das chuvas locais. Estas estações chuvosas variam no mês dependendo da área. As fêmeas dão à luz 1 a 8 crias após um período de gestação de 170-175 dias. Os jovens nascem num buraco escavado na terra. São amamentados até aos 4 meses, mas deixam a cova passada 1 semana depois de terem nascido para se alimentarem de erva.

Status
 - Não Globalmente ameaçado de Extinção.



Descrição geral
 A pele do Javali Africano assemelha-se à ardósia ou à argila na cor e é muito grossa, permitindo frequentemente que o animal escape de ser severamente ferido. O Javali Africano é mais delgado que os outros porcos, com os membros nivelados para trás e comparativamente longos. Tem os pêlos espalhados, bigodes e uma juba de pêlo comprido. Macho e fêmea têm presas, embora as dos machos sejam maiores e muito mais proeminentes. Os olhos desse animal ficam no alto da face, permitindo-lhe avistar predadores a uma distância grande.
 Tempo de Vida: até 18 anos

INIMIGOS: Hienas Malhadas, Cães Selvagens, Chitas, Leões, Leopardos e Águias.
 Relação com os Humanos: Os Javalis Africanos foram caçados durante muitos anos pelo homem: para alimento e por caça desportiva. As suas presas / dentes valem muito dinheiro.
 Como todas as espécies de porcos, os Javalis Africanos são animais bastante sociáveis. São quase sempre encontrados em pequenos grupos familiares, chamados de manadas, formados por uma ou mais fêmeas adultas e seus filhotes. Às vezes um único macho adulto junta-se a essas manadas. Os Javalis Africanos gostam de manter contacto uns com os outros e ocupam-se de uma limpeza social usando o focinho e os dentes incisivos.
 Com excepção dos predadores, os Javalis Africanos são indiferentes à maioria dos outros animais da savana, vivendo em relativa paz. Têm um relacionamento simbiótico com pássaros, como o calau amarelo, aos quais permitem comer os parasitas que vivem nos seus corpos. Os Javalis Africanos rolam na lama intensivamente, cobrindo o corpo na tentativa de livrar-se desses parasitas chatos e para refrescarem-se no calor.

Ao alimentarem-se, os Javalis Africanos pastam e escavam descansando sobre os joelhos.
 Geralmente, preferem trotar com o rabo esticado.
 Correm a uma velocidade máxima de 54 km/h.











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentario